首页> 外文OA文献 >Assessment of the cavitation erosion resistance in high nitrogen austenitic stainless steels: study of the wear mechanisms
【2h】

Assessment of the cavitation erosion resistance in high nitrogen austenitic stainless steels: study of the wear mechanisms

机译:高氮奥氏体不锈钢中抗气蚀侵蚀的评估:磨损机理的研究

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Amostras do aço inoxidável UNS S31803, nitretadas em alta temperatura, com 0,9 % de nitrogênio em solução sólida foram submetidas a ensaios de cavitação vibratória em água destilada. As amostras foram, previamente, caracterizadas por meio de difração de elétrons retroespalhados, EBSD, num microscópio eletrônico de varredura (MEV). Posteriormente, durante os ensaios de cavitação, o dano superficial das amostras foi, periodicamente, avaliado por observação no MEV das superfícies desgastadas. O aço austenítico convencional UNS S30403 foi usado como material de comparação. Nas primeiras etapas dos ensaios de cavitação, ocorreu deformação plástica da superfície, que pôde ser caracterizada como altamente heterogênea na escala do tamanho de grão. Em etapas posteriores, ocorreu perda de massa por desprendimento de partículas de desgaste (debris), como conseqüência de fadiga de baixo ciclo. O início do dano ocorreu tanto no interior dos grãos como nos contornos de grão; os contornos de macla mostraram as regiões mais suscetíveis. Os grãos com planos (101) orientados aproximadamente paralelos à superfície das amostras apresentaram maior resistência ao desgaste que os grãos com outras orientações cristalográficas. A maior resistência ao desgaste dos grãos com textura (101) || superfície foi atribuída a uma menor tensão projetada para deformar, plasticamente, esses grãos. A diminuição da referida tensão se dá em função das tensões impostas na superfície cavitada pela implosão de bolhas de vapor.
机译:将UNS S31803不锈钢样品在固溶氮含量为0.9%的高温下进行氮化,然后在蒸馏水中进行振动汽蚀试验。样品以前使用扫描电子显微镜(SEM)通过背散射电子衍射EBSD进行了表征。随后,在空化测试期间,通过在磨损表面的SEM上观察来定期评估样品的表面损伤。常规奥氏体钢UNS S30403被用作对比材料。在空化测试的第一阶段,表面发生了塑性变形,这在晶粒度尺度上可以说是高度不均匀的。在随后的阶段中,由于低循环疲劳,磨损颗粒(碎屑)的释放导致了质量损失。损伤的发生既发生在晶粒内部,也发生在晶粒轮廓上。皮肤轮廓显示出最易受影响的区域。平面(101)大致平行于样品表面的晶粒比具有其他晶体学取向的晶粒具有更大的耐磨性。织纹晶粒(101)的最高耐磨性||表面归因于较低的应力,该应力旨在使这些晶粒塑性变形。所述张力的减小归因于由于气泡的内爆而施加在空化表面上的张力。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
代理获取

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号